• Celso Luiz Simões

Não tenho tempo...

Acho que essa é a maior desculpa que escutamos de todo mundo para justificar atividades não realizadas.


Você pode estar pensando que no seu caso não é desculpa. É a realidade. No trabalho são vários projetos ao mesmo tempo, reuniões intermináveis, relatórios extensos, centenas de e-mails, ... Não é possível dar conta de tudo isso num dia normal de trabalho.


Um amigo que é vendedor resumiu seu dia dessa forma e me pediu uma “fórmula” para que ele administrasse melhor o seu tempo.


Em primeiro lugar, expliquei que não podemos administrar nosso tempo. O que podemos e devemos fazer é administrar nossas atividades. Essas sim podem ser tratadas de maneira adequada, tornando-nos mais eficazes.


Em segundo, mostrei que a administração de atividades não tem uma fórmula mágica que nos torne eficientes da noite para o dia. É necessário implementar uma série de medidas e mudar velhos hábitos para que o tempo seja melhor aproveitado.


Mas, diante da insistência de meu amigo, passei para ele uma fórmula simples que pode ser usada para o planejamento diário de um vendedor. Essa fórmula é o POC, onde:


P Principal atividade do dia

O Objetivo diário do vendedor

C Contatos a serem feitos no dia


É uma fórmula simples que demandará em torno de 10 minutos diários e tornará o dia bastante produtivo, desde que sejam seguidas algumas considerações:


  • A Principal atividade do dia precisa ser importante e diretamente ligada aos objetivos definidos e tem que ser realizada de qualquer maneira. Não pode ser deixada para o outro dia;

  • O Objetivo diário do vendedor dependerá do ciclo de venda de seus produtos e serviços. Para ciclos curtos o objetivo pode ser o valor a ser vendido no dia. Para vendas de ciclo longo pode ser atividades imprescindíveis para o fechamento de cada negócio;

  • Os Contatos a serem feitos definem quantos e quais prospects, clientes e ex-clientes serão acionados no dia.

Como pode ser visto, nenhuma novidade desconhecida para um vendedor foi apresentada. Qualquer vendedor sabe que precisa executar essas atividades para vender. A novidade está no estabelecimento de um processo diário que obriga o vendedor a pensar em seus objetivos e no tempo que dedicará a atividades importantes que realmente o levarão a vender mais.


Se você não é vendedor, faça pequenas adaptações à sua realidade e aplique o POC. Você sentirá que seus dias serão mais produtivos e satisfatório.


Celso Luiz Simões

TXT Sistemas e Consultoria

www.txtsistemasconsultoria.com

© 2016 por TXT Sistemas e Consultoria

SIGA-NOS:

  • w-facebook
  • LinkedIn Social Icon