top of page
  • Celso Luiz Simões

Seu modelo mental ajuda ou atrapalha?

Todos nós vemos o mundo e tudo que ocorre ao nosso redor de um modo próprio, que direciona nossas ações e resultados. Nosso modelo mental define os resultados que alcançamos em nossa vida profissional e pessoal, ou seja, ele pode nos ajudar ou atrapalhar.

Se você não consegue progredir na carreira, se suas vendas estão estagnadas ou se sua empresa não cresce, certamente seu modelo mental está atrapalhando e é necessário alterá-lo para que seus resultados possam melhorar. Para mudar sua vida, sua empresa, a sociedade ou o mundo é necessário entender seus modelos mentais e questioná-los.

Os modelos mentais podem parecer simples e invisíveis, mas eles sempre estão presentes e causam um grande impacto em todos os aspectos de nossas vidas. A mudança do mundo começa com a mudança de nosso próprio pensamento.


A barreira da milha

Até 1954 todos acreditavam que correr uma milha ( 1,6 km ) em quatro minutos era impossível e que nenhum corredor poderia ultrapassar essa barreira. Essa era a crença geral.

Mas, em maio de 1954, numa pista em Oxford, o corredor Roger Bannister correu a milha em 3 minutos e 59,4 segundos. Dois meses depois, na Finlândia, o tempo de Bannister foi superado pelo australiano John Landy, que conseguiu o tempo de 3 minutos e 58 segundos. Em 3 anos, 16 corredores quebraram esse recorde.

O que ocorreu nesses três anos? Houve uma repentina evolução humana que permitiu aos corredores quebrar a barreira de uma milha? Será que houve um experimento que criou uma nova raça de super corredores? Não, houve simplesmente a mudança do modelo mental, pois os corredores viram que o limite "pressuposto" anteriormente havia sido ultrapassado. Quando o limite foi quebrado, os corredores viram que podiam fazer o que antes julgavam impossível.


O que você julga ser impossível?

Analisando seus modelos mentais, quais estão limitando seus resultados e quais estão ajudando? Faça esse questionamento com calma e reformule a forma como você vê o mundo, aproveitando as inúmeras oportunidades que aparecem a todo momento.

Talvez no seu modelo mental você esteja focando somente nos crimes, nas crises, no excesso de informação e na falta de tempo da sua vida agitada. Ao lado de tudo isso, com uma mudança na maneira de como você entende os acontecimentos, você poderá encontrar novas atividades ou novas formas de fazer as suas atividades, melhorando seus resultados na vida pessoal e profissional.


Pense, reformule e crie modelos que "vejam" o mundo de forma diferente e que aproveitem as inúmeras oportunidades e afastem tudo que atrapalhe o seu sucesso.


Celso Luiz Simões

TXT Sistemas e Consultoria

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não tenho tempo...

Acho que essa é a maior desculpa que escutamos de todo mundo para justificar atividades não realizadas. Você pode estar pensando que no seu caso não é desculpa. É a realidade. No trabalho são vários p

bottom of page