top of page
  • Celso Luiz Simões

Seja o Michelangelo de sua vida

Certamente você sabe que Michelangelo foi pintor, escultor, poeta e arquiteto florentino, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. David é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista


Por Jörg Bittner Unna - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=46495986

Quando perguntaram a Michelangelo como ele tinha conseguido criar uma estátua tão perfeita ele respondeu : “Eu não fiz David no bloco de mármore. Eu só tirei tudo que não era David da pedra”.


Mas o que isso interessa para a minha vida atribulada de empresário, onde não tenho tempo para nada?


Interessa porque você pode fazer o mesmo que Michelangelo para administrar seu tempo, ou melhor, administrar suas atividades, pois todos nós temos as mesmas 24 horas do dia para trabalhar, conviver com amigos, estar com a família, ...


Você é muito ocupado pois executa inúmeras atividades ao longo do dia, muitas delas ao mesmo tempo. Não coloco em dúvida que você é uma pessoa ocupada. O ponto que levanto é se você é realmente produtivo.


Será que todas as atividades que você realiza são importantes e deveriam ser feitas por você? Será que elas existem porque você negligenciou uma tarefa importante no passado? Será que muitas dessas atividades não são desnecessárias pois muitas coisas mudaram e elas não fazem mais sentido?


Embora seu cérebro receba uma descarga de dopamina e endorfina toda vez que você encerra uma atividade, a verdade é que ele não consegue distinguir se essa atividade foi produtiva ou improdutiva e se ela trouxe resultados ou não.


Siga o exemplo de Michelangelo e tire do seu dia todas as tarefas que não são necessárias para os seus objetivos. Pare, pense e escolha novos hábitos que façam render todas as suas 24 horas diárias.


Você pode, desde que você queira.


Celso Luiz Simões


83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não tenho tempo...

Acho que essa é a maior desculpa que escutamos de todo mundo para justificar atividades não realizadas. Você pode estar pensando que no seu caso não é desculpa. É a realidade. No trabalho são vários p

bottom of page